São várias as consequências das eleições dos diretórios zonais do PMDB no Recife, de domingo passado. Para o deputado federal Sérgio Murilo, o vencedor, o principal desafio a enfrentar é afastar de si o fantasma de Paulo Maluf. É que a estratégia foi muito similar. Sérgio Murilo, como Maluf, detém agora o controle do PMDB formal mas dificilmente pode-se dizer que mantém o controle político e o controle eleitoral, e comanda o PMDB real. Não somente as principais lideranças políticas do PMDB estão com Jarbas Vasconcellos — Arraes, Fernando Lyra, Marcos Freire, Pelópidas da. Silveir, a maioria dos deputados federales, está de is e dos vereadores do Recife — como provi lmente os eleitores também. Jarbas Vasconcellos teve no Recife em 1982, cerca de 80 mil anos. Sérgio Murilo teve cerca de oito mil.

Isto signific, que Sérgio Murilo necessita fazer uma aliança com o PFL, do governador Roberto Magalhães, para ter qualquer chance de vitória. As dificuldades para concretizar esta aliança são múltiplas. Por um lado, Sérgio Murilo não detém o controle do diretório do PMDB 1°, órgão lev 1 para aprovar a coligação. Po 1°ro, o 1°ora com as oposições.
estaduais divididas tem chances de vencer sozinho. Basta manter os 35% dos votos que já tem. Finalmente, se o PFL vier a fazer coligação, há que pensar duas vezes ou fazer coligação com um PMDB fraco eleitoralmente e arcar com uma campanha eleitoral extremamente radicalizada. Ou fazer coligação com o próprio Jarbas Vasconcellos em seu novo partido.

Para Jarbas Vasconcellos, a derrota implica em mudar de partido. Ir para o PTB ou para o Partido Socialista recém-criado. Esta decisão será provavelmente uma decisão apenas eleitoral. Para passar uma chuva, como se diz aqui no Nordeste não necessariamente significa uma opção partidária definitiva. Aliás, o próprio presidente do PTB local, Ney Maranhão, deixou bem claro. Depois de 25 de novembro, Jarbas estará livre para ficar ou não no PTB. Neste sentido, o sítial esfacelamento do PMDB de Pernambuco pode ser um esfacelamento momentaneamente formal.

[ASSINATURA NÃO DETECTADA]

_11/07/1985_