Pouco a pouco fica mais claro a estratégia do PFL/PDS para as eleições de prefeito do Recife. Estratégia que parte de dois aspectos principais. Primeiro: a concorrência interna entre o grupo Marco Maciel e o grupo Roberto Magalhães. Concorrência que oscila sempre entre a tendência ao acordo mutua-mente compensatório e o risco da disputa reciprocamente desgastante. Segundo, os reflexos desta eleição de 85. Nas eleições de 86 para governador e 88 para Presidência da República, quando Marco Maciel será necessariamente um presidênciável.
Como qualquer partido, o objetivo do PFL-PDS é vencer as eleições. Ou pelo menos concorrer sem perder. Este talvez o maior perigo para o PFL-PDS, na medida em que o eleitorado do Recife tem sido tradicionalmente pelo menos 60% oposicionista em eleições majoritárias. Uma derrota conduzida poderá prejudicar os interesses de 88 e 89. Daí, a estratégia do PDS-PFL-PDS para tentativas ainda posso convencer-se de eleções com o P24DS. Como também para pela possibilidade do lanquei tem o candidato “depertrinade”. Ou seja, um
candidato que não tenha uma identificação histórica com a administração dos últimos governos estaduais e descaracterise a derrota. Um candidato apolado pelo governo, mas não um candidato do governo. Um candidato cujo maior réco não seria perder a eleição, mas, justamente o contrário: ganhar a eleição perdida.
Já a estratégia de vitória passa necessariamente pelo reforço à vocação autofágicas do PMDB-PE. Bastam acamos aqui a acolia, para estimular o conflito: interno compañado do PMDB e as oposições dividirão em dois ou três candidatos, quando estão a ativam com o que restar do PMDB seria praticamente desnecessária. O PFL/PDS seria chances de ganhar escolho. Esta estratégia se alimenta na possibilidade da disputa potencial entre Marcou Freire e Miguel Arrates pelo governo em 88, permanecer destrutivamente estimulada a incomissão, e de questione se hemedicida que sofrisse a aventura do ordem pessoal que construíram as ideias políticas de PMDB.
[ASSINATURA NÃO DETECTADA]
_02/06/1985_