Joaquim Falcão Joaquim Falcão Joaquim Falcão
  • Home
  • Sobre
  • Publicações
  • Eventos
  • Livros
  • Home
  • Sobre
  • Publicações
  • Eventos
  • Livros
img

2022: Entre Tantos

O livro Entre tantos reúne textos sobre personagens importantes que pensam o Brasil. São os chamados “intérpretes do país” no seu cotidiano, na expressão usada pelo autor, Joaquim Falcão. Num misto de crônica, perfil e memória, os textos mostram um pouco das vivências do autor ao lado de figuras como Francisco Brennand, Fernão Bracher, Tancredo Neves, Jarbas Vasconcelos, Marco Maciel, Edméa Falcão, Maestro Spok e Clóvis Cavalcanti. Na sua maioria pernambucanos, todos refletem um pouco da vida brasileira em seu campo de atuação e com suas particularidades. Personagens que têm suas trajetórias comentadas neste livro, que conta com as ilustrações do também pernambucano J. Borges.

img

2021: Tantos Ricardo

Biografia de Ricardo Brennand, editado pela Pinacoteca de São Paulo, publicado em setembro de 2021.

img

2020: Muitos outros

Artigos pequenos e muito convenientes de leitura, escritos por Joaquim Falcão, sobre múltiplos líderes pernambucanos. A maioria deles – quase todos – de importância além de Pernambuco. São líderes nacionais, como Fernando Lyra, Marco Maciel, e também internacionais, como Gilberto Freyre, Paulo Freire, João Cabral de Melo Neto. Os textos poderiam ser chamados de perfis, mas no fundo, representam um momento do líder em que, o autor, amplia e procura sublinhar sua importância, além da circunstância então vivida.

img

2019: 130 anos: Em Busca da República

38 pensadores brasileiros identificam os desafios, avanços e retrocessos da nossa República em textos curtos que levantam as principais questões dos nossos últimos 130 anos. Cada capítulo do livro cobre uma década e é composto por três textos: um sobre sociedade e política, outro sobre Estado e direito, e outro sobre governo e economia.

img

2019: O Supremo e o Processo Eleitoral

Em coorganização com Diego Werneck Arguelhes, Thomaz Pereira e Felipe Recondo, o livro analisa o papel do Supremo em um período marcado pela interseção da Operação Lava Jato e seus desdobramentos nas eleições nacionais, propondo refletir e repensar no aperfeiçoar do funcionamento das instituições brasileiras.

img

2018: A República em Transição: Raymundo Faoro

Reunião de textos de Raymundo Faoro sobre a transição política no final da ditaduramilitar. Faoro foi um dos mais importantes cientistas sociais brasileiros, referência obrigatória no estudo da teoria política do Brasil contemporâneo. Nestes 61 artigos — publicados em sua coluna semanal na revista IstoÉ Senhor entre 1982 e 1988 —, é inevitável constatar certo grau de permanência de sua interpretação patrimonialista do Brasil. Analisar estes textos além da conjuntura política de redemocratização que os estimulou e trazê-los até o presente não revela apenas a contingência da transição do autoritarismo para o atual regime: revela-nos também o conteúdo essencial da políticabrasileira. Existirão ainda resquícios do pactopatrimonialista que herdamos? De 1988 até hoje, passaram-se 30 anos; um bom tempo para avaliar, por meio desta leitura, se Faoro estava certo em seus temores.”

img

2017: O Impeachment de Dilma Rousseff

Nos textos de conjuntura que compõem este livro, o leitor encontrará estes e outros pontos críticos do processo decisório e do contexto político e institucional que surgiram no impeachment de Dilma Rousseff e que continuam moldando a crise política atual.

img

2017: Onze Supremos: o Supremo em 2016

“Além de um diário crítico dos principais problemas, temas e impasses dentro do Supremo – ou orbitando o tribunal, na Praça dos Três Poderes – ao longo do ano de 2016, reflete também um esforço coletivo de repensar e aperfeiçoar o funcionamento das nossas principais instituições constitucionais.”

img

2017: Depois da lama

“Um ano após o maior desastre ambiental ocorrido no Brasil, os textos presentes nesta coletânea expressam, não somente os desafios sociais, jurídicos e econômicos postos, mas também a angústia reservada a um dos maiores dilemas contemporâneos da humanidade: as (im)prováveis interações entre os interesses econômicos e a proteção ao meio-ambiente e às práticas culturais. Nesse grande contexto problemático, pesquisadores e alunos da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, ao lançarem esforços em pesquisas de campo, oferecem, com esta obra, perspectivas e reflexões acerca das tensões concretas situadas nos planos da regulação, da prevenção, mitigação e reparação dos danos em plena vigência nas regiões atingidas direta e indiretamente pelo desastre. Com isso, esta obra surge como um primeiro foco de luz para a compreensão de um desastre cujos efeitos escaparão às nossas noções mais comuns de tempo e de espaço, de direito e de justiça.”

img

2015: Reforma Eleitoral no Brasil

Um livro que discute sobre o uso de novas tecnologias de comunicação, como Whatsapp e Facebook, no processo eleitoral. Os diversos aspectos do processo eleitoral – o uso de novas tecnologias de comunicação, participação e votação, bem como a estrutura e o funcionamento do Tribunal Superior Eleitoral – são o ponto central da discussão de Reforma eleitoral no Brasil, que traz artigos inéditos, escritos após as eleições de 2014. A concepção deste livro resulta da parceria entre a FGV Direito Rio e o jornal O Estado de S. Paulo. Durante as eleições presidenciais de 2014, pesquisadores e professores da FGV Direito Rio acompanharam e discutiram decisões do TSE sobre o uso das redes sociais e das novas tecnologias pelos candidatos. O resultado da análise foi publicado no jornal impresso e no blog Conexão eleitoral, hospedado no portal online. As abordagens são variadas: problemas da legislação vigente; análises comparativas entre processos eleitorais em diferentes países; ampliação da participação popular na elaboração de leis de interesse e utilidade pública e no controle dos três poderes; mecanismos mais igualitários de elegibilidade; financiamento misto versus estritamente público das campanhas eleitorais; uso de novas tecnologias nas últimas eleições para presidente; entre outras questões.

img

2015: O Supremo

“Por que o Supremo nos julga? Para quê? Com base em que critérios, normas e valores? Do alto desse seu imenso poder, tal qual a Esfinge, o Supremo nos olha, julga e diz: decifra-me ou te devoro.” O livro O Supremo reúne mais de setenta artigos publicados em jornais como Folha de S.Paulo , O Globo e Correio Braziliense, entre os anos de 1992 e 2014, tratando de temas que revelam o dia a dia do Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta Corte do Poder Judiciário no país. De forma clara e crítica, os textos analisam as posições e decisões tomadas pelos seus ministros e presidentes e convidam o leitor a posicionar-se como o próprio autor. A escolha de ministros, as decisões dos presidentes, as relações do Supremo com a mídia, as fraquezas e falhas dos processos são algumas das questões analisadas por Joaquim Falcão.

img

2013: Mensalão: Diário de um julgamento

“Com didatismo e isenção, os textos do professor Joaquim Falcão e equipe ajudam o leitor a entender aquele que é considerado o maior julgamento do século no Brasil. Isso ganha importância quando se lembra que o tema era bastante técnico, e o ambiente, muito polarizado.” (Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal Folha de S. Paulo)

img

2013: Quase todos

Em “Quase todos,” Joaquim Falcão faz um resgate e apresenta ao leitor alguns (ou quase todos) dos principais agentes da cultura de Pernambuco como atento observador, além de personagem atuante dessa cena.

img

2013: Aventura e legado no ensino jurídico

Com Gabriel Lacerda e Tania Rangel. De 1967 a 1972, o Centro de Estudo e Pesquisa no Ensino do Direito (CEPED) realizou, anualmente, na cidade do Rio de Janeiro, um curso de Advogados de Empresa, sob a direção do professor Caio Tácito. Este livro apresenta a pesquisa sobre a História Oral do CEPED e traz reflexões de seus professores, fundadores e pesquisadores sobre o impacto que ele produziu e produz no ensino jurídico e na sociedade brasileira.

img

2008: Invasões urbanas: Conflito de direito de propriedade

Lançado originalmente em 1984 e reeditado em 2008, a obra reúne artigos de pensadores notáveis sobre os conflitos de direito de propriedade. Partindo do princípio de que o direito à propriedade, sobretudo o direito à moradia, é condição de sobrevivência da cidadania, os pesquisadores aqui reunidos procuram construir um saber verdadeiramente interdisciplinar, um diálogo entre as áreas de direito, economia e ciência política na busca de soluções para o problema habitacional urbano em nosso país.

img

2005: Dr. Roberto: 100 anos no esporte, na cultura, na educação e no jornalismo.

Em coautoria com Antonio Carlos de Almeida Braga, Arnaldo Niskier e Mauro Salles.

img

2004: A favor da democracia

Mais do que a apologia ilustrada da democracia, este livro explica, com muita leveza e elegância, o processo de transição democrática do Brasil em 1983.

img

2004: Democracia, direito e terceiro setor

Uma coletânea voltada para a defesa, o aperfeiçoamento e a expansão dos compromissos básicos da democracia.

img

2001: O imperador das ideias: Gilberto Freyre em questão

“Ensaios de intelectuais brasileiros (como Evaldo Cabral de Mello e Carlos Guilherme Mota) e estrangeiros (como Peter Burke e Stuart Schwartz), que participaram do encontro, se juntam a outros artigos encomendados para reforçar a polêmica em torno de Gilberto Freyre com ênfase nas diferenças entre seu pensamento e o da chamada Sociologia Paulista. Em anexo fotos artigos de e sobre Gilberto Freyre e uma seleta da correspondência a ele enviada.”

img

1999: Mudança social e reforma legal

O Brasil está mudando a legislação que rege as entidades privadas sem fins lucrativos – associações, fundações, ongs, institutos etc. – que compõem o Terceiro Setor. Este livro contribui para a discussão dessa nova legislação. Inclui artigos de juristas e o resultado de pesquisa inédita, realizada através de consultas a entidades de todo o país, sobre as dificuldades legais que enfrentam e suas propostas de mudança. Por fim, traz algumas importantes mudanças recentes da legislação: as leis do voluntariado e das organizações da sociedade civil de interesse público, além de anteprojeto de lei tributária atualmente em discussão.

img

1985: Nordeste: Eleições

img

1984 Os advogados: ensino jurídico e mercado de trabalho

img

1983: Pesquisa científica e direito

Obra que reúne trabalhos apresentados sobre Métodos e Temas da Pesquisa Jurídica e Pesquisa em Direito, Ciência e Tecnologia no Seminário “Atualidades da Pesquisa Jurídica no Brasil”, promovido pela Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) nos dias 30 e 31 de agosto de 1982.

img

1980: Sociologia e direito

Em coautoria com Cláudio Souto.

Joaquim Falcão Joaquim Falcão Joaquim Falcão

Membro da Academia Brasileira de Letras, Professor de Direito Constitucional e Conselheiro do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI)

Facebook-f Youtube

Acervo

  • Publicações
  • Livros
  • Eventos

Newsletter

Coloque seu e-mail aqui para receber nossas atualizações

Copyright 2023 - Joaquim Falcão - Criado por Publique-se Digital