Publicado no Jornal do Commercio no dia 06 de julho de 2022 (Acesse aqui)

Por Emannuel Bento

O professor e escritor Joaquim Falcão, imortal da Academia Brasileira de Letras, lançou no Recife o livro “Entre Tantos” (Editora Massangana, 123 páginas). A sessão de autógrafos ocorreu nesta terça-feira (5), após seminário realizado no campus de Casa Forte da Fundação Joaquim Nabuco, Zona Norte da capital.

Com xilogravuras de J. Borges, a publicação traz textos sobre diferentes personalidades de Pernambuco e do Brasil, sempre com ganchos em determinadas situações, histórias e curiosidades.

“Esse livro recolhe várias experiências, aventuras e insights sobre a maioria do pessoal de Pernambuco, como o Maestro Spok, Cida Pedrosa, Jarbas Vasconcelos e Francisco Brennand”, explica Joaquim Falcão, ao JC.

“Ele também tem uma revelação importante. A gastronomia pernambucana se expandiu para o Brasil inteiro e uma das receitas mais importantes é a do escondidinho. Você vai hoje a São Paulo, ao Rio, e em todos os cantos você tem o escondidinho, que nasceu no Recife. Isso eu conto no livro”, continua o professor.

O texto do escondidinho é sobre a irmã do autor, Edméa Falcão. Completam o livro personagens como Marco Maciel (familiares do falecido político estiveram no lançamento), Tancredo Neves, Rui Barbosa, Carmen Miranda, entre outros. Jarbas Vasconcelos, um dos perfilados, esteve no lançamento.

“Sou amiga de mocidade do Joaquim, então acompanho toda a vida intelectual dele e tenho a maior admiração”, disse Margarida Cantarelli, membro da Academia Pernambucana de Letras e presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.

“É um grande jurista, um grande escritor, que neste livro faz um resgate de figuras importantes de Pernambuco. Realmente, deve ser lido por todos aqueles que amam Pernambuco e que veem nas pessoas mencionadas um exemplo da força intelectual e política do nosso Estado”, completa.

“Joaquim Falcão nos apresenta um diálogo muito interessante com personalidades pernambucanas e de fora de Pernambuco, que transitam na política, na música, na literatura”, comenta George Cabral, membro da APL.

O livro é uma publicação da Massangana, editora da Fundaj, e completa uma trilogia assinada por Joaquim Falcão. As demais obras são “Quase Todos” (2013) e “Muitos Outros” (2020).

Joaquim Falcão é professor na Escola de Direito do Rio de Janeiro, da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio). É conhecido também por livros como “O Supremo”, “Mensalão – Diário de um Julgamento” e “Raymundo Faoro – A República em Transição”.

Lançamento ocorreu em seminário sobre a Independência

O lançamento de “Entre Tantos” ocorreu logo após o seminário “A Propósito da Independência e do Império: Visões Pernambucanas”. “Iniciamos com três falas de três grandes palestrantes com um aprofundamento da história da Independência do Brasil. Esta primeira parte do seminário foi coroada com o lançamento do livro do acadêmico e amigo Joaquim Falcão, pela Editora Massangana”, disse Antônio Campos, presidente da Fundaj.

“A Fundaj acreditou que hoje fosse a oportunidade adequada, na participação do Joaquim Falcão, de fazer o lançamento do livro. O seminário em si começa uma série de debates que enfocam a importância de Pernambuco para a independência do Brasil. Estudamos as questões do Império e tentamos trazer o debate para as questões atuais, além do percurso histórico de tudo isso”, diz Mário Hélio Gomes, diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj.