Caros todos e todas: professores, funcionários e alunos.

Sexta-feira é o último dia de nosso colega Diego Werneck na Direito Rio. Vai continuar sua carreira em São Paulo.

Permitam um depoimento.

Quando Carlos Ivan me convidou para abrir a Escola, um amigo meu, da vida inteira, me aconselhou a não aceitar. “Você já tem quase sessenta anos, e não conhece mais ninguém jovem.”

Aceitei o diagnóstico, pela inevitabilidade dos fatos. Mas tirei outra conclusão.

Trata-se de aceitar e convocar os jovens emergentes e globais para tentar um novo futuro para o direito, os profissionais jurídicos e a democracia. Uma nova escola.

O professor Caio Rodriguez, um dos fundadores da Direito Rio, então muito mais jovem, especialista em desconstruir obstáculos, trouxe-nos o Diego como estagiário.

Contratamos o estagiário e ganhamos o scholar.

Um dia passei por sua mesa e ele estava lendo Humberto Maturana. Importante cientista de exatas, chileno de renome mundial. A quem eu conhecera, lia e muito admirava.

Nada a ver com direito. Tudo a ver com direito.

A afinidade intelectual eletiva se impôs.

Daí em diante foram anos de encontros, criações, inovações, debates, projetos, aulas, pesquisas, avanços, recuos, críticas, e sobretudo vitórias. Anos de invenções.  Diego, acima de tudo, solidário com o desafio intelectual, didático e de pesquisa de todos nós.

Solidariedade e talentos decisivos para sermos a primeira escola de direito do Brasil.

Acabou seu doutorado em Yale. Fez-se voz ouvida e consultada por ministros do Supremo. Trouxe uma pauta muito sua para a teoria constitucional. Tornou-se líder intelectual dos jovens professores de direito, no Brasil inteiro.

Nunca pensei que uma das qualidades da juventude fosse a prudência. Diego mostra que é.

A tal ponto que consegue se equilibrar entre os radicais constitucionalistas da realidade e os criptoformalistas de qualquer legalidade…

Muito aprendi e fiquei jovem com Diego.

Por isto lhe sou grato. Tenho certeza que este sentimento é partilhado por muitos de nós. E peço a todos salva de palmas pelo que ele muito contribuiu para nós todos. (dwarguelhes@gmail.com)

Obrigado,

Joaquim.